- o óbvio: trabalhamos nele para obtermos a formação;
- o resultado: o fato de termos tirado a nota máxima (10,00) na avaliação dele pela banca.
Foi um desafio ainda maior realizar o trabalho em equipe, pois é bem mais difícil conciliar opiniões e vidas diferentes do que produzir algo que só depende exclusivamente de si mesmo, como falei na conclusão do memorial. E repito: quem afirma a autoria de um trabalho como produto individual está mentindo, pois tudo é um processo de construção de várias idéias, a contribuição é coletiva. O pensamento, por exemplo, é uma construção sim!
Voltando o TCC, de importância enooorme por representar todos anos de uma faculdade difícil, em meio a greves e problemas administrativos e estruturais (se sua faculdade lhe suprir tecnicamente e com o professores capacitados, já é meio caminho andado), temos que, primeiramente, nos encontrar com o tema, pois só assim teremos paixão por ele, o foco nele. Quando gostamos de fazer algo, fazemos melhor. Depois, pesquisar pesquisar e pesquisar até delimitar uma idéia, um tópico sobre o tema. O nosso, por exemplo, abordou o alcoolismo. Mas como o "alcoolismo" é amplo, delimitamos o consumo do álcool no Vale do São Francisco, mais precisamente na cidade de Juazeiro-BA, fronteira com Petrolina-PE. Com o assunto delimitado, é mais fácil progredirmos na abordagem, pois com as pesquisas certamente muitos conhecimentos foram acrescentados, mas nem todos se mostram relevantes para o caso específico. No nosso experimento, estudamos a fundo o gênero documentário, as metodologias, pesquisas de fontes diversas até mesmo no espaço ilimitado e inusitado da internet, onde encontramos produções audiovisuais variadas e mesmo inéditas. AH! Também fundamental: o TCC tem que ser inédito. Por isso, NÃO recomendo "Ctrl C e Ctrl V". Há sites que até oferecem gratuitamente modelos de TCC, monografias, memorial, fichas de leitura, etc. O trabalho deve ser genuíno, deve ser SEU.
Analise a formação de sua banca, pois além de terem conhecimento sobre sua área, deve haver empatia entre vocês e o orientador.
Por último, tenha o tempo como seu amigo. Planeje e trabalhe pensando que imprevistos podem acontecer e busque sempre soluções e adaptações para o inesperado.
Quanto à defesa do TCC, seguem algumas dicas importantes:
- Na véspera, se alimente e durma bem. A saúde física também influi no emocional.
- Também antes do dia "D", confira a sala antes da apresentação para ambientar-se. Desta forma você planeja como seria sua apresentação. E em casa também treine diante do espelho.
- Escreva em um papel o que deseja expressar, cuidando sempre do vocabulário; os tópicos em slides também são ótimos para a sua memorização, além se serem mais um recurso.
- Se tiver tempo, no mesmo ambiente da sua futura apresentação ensaie várias vezes o que vai dizer e fazer.
- Vista-se de modo clássico, como um profissional que a academia admire, como vc se sente mais seguro, sua aparência não deve ser motivo para sua insegurança neste momento.
- Seja conciso, a objetividade é tudo nessa hora, passa mais segurança. Mas tudo deve ser demonstrado com humildade e profissionalismo.
- Enquanto fala, alterne seu olhar entre a banca e a platéia, pois isso mostra domínio sobre o conteúdo, é uma defesa MESMO, tem que olhar e falar com vontade, com energia, com paixão pelo seu trabalho. Se não conseguir olhar nos olhos, pelo menos finja que olha para eles, passando os olhos por todo o ambiente ou para o cabelo dos que lhe assistem pois dá o mesmo efeito. E, se ainda possível, se movimente discretamente, apontando para o telão, virando o corpo para lados opostos, ...
- Programe seu celular ou relógio para vibrar no momento-limite de sua apresentação.
- No mais, no momento dos questionamentos da banca, se mantenha calmo e humilde mas firme, justificando suas táticas e escolhas. Se a acusação for de um erro grave, retifique, mas há explicações (e soluções) para várias mancadas, só basta usar sua inteligência e criatividade. Repito: é uma defesa MESMO de seu trabalho, só você pode fazer isso. E se não se achar capaz de inverter um questionamento a seu favor, se apoie no seu orientador. Afinal, o trabalho também dependeu da orientação dele, você deve ter acatado as sugestões dele, não é mesmo? Explique que pensaram juntos desta forma.
SUCESSO EM SEU TCC !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário